Guia do Lar - O seu Guia de Serviços e Produtos para o Lar
ServiÇos
Foto do MÊs

O que a natureza tem de belo

Acessar

Linha Direta

Serviço de atendimento ao usuário Aqui você opina sobre a qualidade dos serviços dos profissionais cadastrados.

Acessar

A Invenção do Órgão Musical
Guia do Lar - Dicas e Informações - Você Sabia? - em 10/11/13 por :de Figueiredo

No ano de 130 a.C. é inventado o órgão por Ctsíbio d`Alexandria. Recebeu, porem, o nome de Hidraulis porque era por meio de água que seus foles se punham em movimento. Este instrumento continha um teclado, chaves para abrir e fechar os tubos e registros, nos diferentes jogos de teclas. É o que nos transmitem , em alguns apontamentos, os escritores da Antiguidade. O órgão foi o último passo na mecanização do sopro humano.  Exclui a boca  substituindo sua ação  por pistões e compressores hidraulicos. Os tubos eram tocados por meio de um teclado do tipo mais elementar.

A combinação de uma serie de flautas  pãnicas e de ação do vento artificial devem ter sido produto de uma evolução lenta e de famosa invenção do órgão atribuida a Ctesíbio d`AAlexandria, na segunda metade do século terceiro antes de Cristo, consistiu mais em uma solução técnica do problema, que no princípo mesmo do órgão.

Das antigas descrições das Pneumatiká de Heron, escritas por volta de 120 a.C. e no tratado De Architectura de Vitrúvio, (século 1º) se sabe que a pressão do ar do hidraulis não era administrada por foles, senão por um compressor  hidraulico e pistões. Daí o nome de hidraulis ou  "órgão hidrualico". Não se sabe com exatidão até que ponto êsse instrumento foi usado na antiguidade. Supõe-se que esteve na moda nos primeiros tempos do cristianismo, especialmente no circo romano. Seu tom forte, penetrante, tão inteiramente distinto da discreta sonoridade da maior parte dos instrumentos gregos e romanos, era apropriado, em especial, para as diversões violentas.

À primeira vista, o órgão parece ser incompatível com a simplicidade dos instrumentos gregos e romanos. O Contraste se explica pelo triunfo da mecãnica, das máquinas e da engenharia, nos dois últimos séculos da era pré-cristã.

E o centro da arte técnica foi Alexandria, berço do órgão.

Fonte: Enciclopédia das Grandes Invenções e Descobertas

 

Opções de compartilhamento

Imprimir artigo Imprimir artigo

Envie um artigo você também!

Clique no link abaixo para preencher o formulário e enviar o seu artigo para a seção Você Sabia? do Guia do Lar. Estaremos aguardando a sua colaboração!

Formulário de envio

Busca
Parceiros
FÃs do Facebook
Central do Anunciante
Seu E-mail:
Preenchimento obrigatório.
Sua Senha:
Preenchimento obrigatório.
AdministraÇÃo