Guia do Lar - O seu Guia de Serviços e Produtos para o Lar
ServiÇos
Foto do MÊs

O que a natureza tem de belo

Acessar

Linha Direta

Serviço de atendimento ao usuário Aqui você opina sobre a qualidade dos serviços dos profissionais cadastrados.

Acessar

Cuidados ao Alugar ou Comprar um Imóvel
Guia do Lar - Dicas e Informações - Você e seu Lar - em 12/05/13 por :de Figueiredo

Muitas das vezes é tão grande a vontade ou a pressa em mudarmos para um novo apartamento ou uma nova casa, que não nos damos conta de certos cuidados que deveriam ser tomados na ocasião da vistoria do imóvel para que mais tarde, não tenhamos problemas e custos que, na maioria das vezes, poderiam ser evitados.

Assim, ao vistoriar o imóvel pretendido seja para alugar ou para comprar, tome algumas medidas como:

Para defeitos na locação- Faça uma vistoria ao imóvel durante o dia pois a luz natural ajudará a perceber melhor o estado de conservação. Veja os compartimentos que recebem a luz do sol na parte da manhã e na parte da tarde. O ideal é que em imóveis localizados em regiões quentes, recebam o sol da manhã, já em regiões mais frias, na serra, por exemplo, o sol da tarde é mais aconselhável.

- Verifique na base das paredes com o piso, sobre o rodapé, se há indícios de mofo ou umidade, principalmente nas paredes que fazem divisa com o banheiro ou a cozinha. Veja se há trincas nas paredes e se não há furinhos no rodapé caso este seja em madeira, o que pode indicar a presença de cupim.

- Verifique bem as torneiras e os registros que fecham a água. Se estiverem fechados abra-os completamente para que a água chegue nas torneiras e nas descargas. Verifique se a água desce normalmente pela tubulação. Se demorar a descer é indício de entupimento. Se houver alguma mancha amarelada na pia é um sinal de que há, ou houve, vazamento na torneira. Se houver pouca pressão na água é indicativo de entupimento nos canos. Verifique também se o mesmo não ocorre nos vazos sanitários. Não esqueça de olhar para o teto, principalmente dos banheiros e cozinha. Se houver manchas ou bolhas na massa é sinal de vazamento no andar superior. Veja se não há tacos, cerâmicas ou granitos soltos. Repare bem em volta dos vãos das janelas externas. Caso haja manchas na pintura, sob o peitoril, é indicação de que está ocorrendo infiltração de fora para dentro, quando chove. Se houver armários embutidos verifique se estão em perfeitas condições, se existe mofo em seu interior, ou partes da madeira manchada o que pode indicar que há infiltração por detrás dos mesmos.

- Teste as luzes, acenda e apague. Veja o estado dos interruptores e do quadro geral que geralmente fica numa parede da cozinha. Confira o aquecedor, abra o registro e verifique se não há vazamento de gás. Um teste simples é passar espuma de sabão em volta dos registros e se surgirem bolhas é indicativo de vazamento. Por fim, faça uma lista com os problemas encontrados para ficar anexado ao contrato, caso seja locação. Lembre-se que findo o prazo de locação, o imóvel deverá ser devolvido como o recebeu. Por isso é importante relacionar os problemas encontrados.

- Informe-se com outros moradores se o condomínio é bem administrado. O valor da cota mensal, frequência de cobrança de cotas extras, se há obras aprovadas, etc. Fique atento à vaga de garagem, se constará da escritura, no caso de compra de apartamento, se as vagas são demarcadas e fixas, se há revezamento anuais ou se cada um estaciona onde bem pretender. O mais adequado é cada unidade ter a sua vaga fixa e demarcada ou, na pior das hipóteses, haver uma mudança de local uma vez por ano. Veja na Convenção se é permitido alugar vaga a pessoa não moradora no edifício. Se isto for permitido, a segurança dos moradores pode ficar comprometida. Procure conhecer bem a Convenção para saber de seus direitos e obrigações e se a mesma é registrada no RGI.

- No caso de apartamento de cobertura verifique se está de acordo com o projeto aprovado pelo órgão competente, se houve ampliação antes, ou após, Habite-se, se a ampliação foi aprovada, se todos os encargos pertinentes foram pagos e se recebeu o respectivo Habite-se.

- Procure saber se há feiras na rua, ou próximo, pois durante a madrugada a montagem das barracas causa bastante barulho. Veja se há clubes de diversão por perto o que poderá trazer bastante movimentação de carros e de pessoas em dias de festas. A questão da proximidade de transporte público também deve ser levada em consideração.

- Por fim, nunca se deixe levar por ofertas tentadoras. Procure um negócio razoável. Lembre-se que um bom negócio tem de ser bom para ambas as partes.

    

 

                                                                    

 

                                                                                                                                                                                                      

                                                                                                                  

Opções de compartilhamento

Imprimir artigo Imprimir artigo

Envie um artigo você também!

Clique no link abaixo para preencher o formulário e enviar o seu artigo para a seção Você e seu Lar do Guia do Lar. Estaremos aguardando a sua colaboração!

Formulário de envio

Busca
Parceiros
FÃs do Facebook
Central do Anunciante
Seu E-mail:
Preenchimento obrigatório.
Sua Senha:
Preenchimento obrigatório.
AdministraÇÃo