Guia do Lar - O seu Guia de Serviços e Produtos para o Lar
ServiÇos
Foto do MÊs

O que a natureza tem de belo

Acessar

Linha Direta

Serviço de atendimento ao usuário Aqui você opina sobre a qualidade dos serviços dos profissionais cadastrados.

Acessar

Sócrates: Pai da Filosofia
Guia do Lar - Dicas e Informações - Você Sabia? - em 23/01/13 por :de Figueiredo

Busto de Sócrates no museu do LouvreEm 469 a.C. nasce nas planícies do monte Licabeto, próximo de Atenas, na Grécia, SÓCRATES filósofo grego, considerado o pai da filosofia. Em 439, SÓCRATES funda a Filosofia propriamente dita. Ensina fazendo perguntas. Procura analisar todas as coisas, mormente as abstratas. Não se incomoda com as questões relativas à ordem natural do Universo. Aborda questões sobre a origem e finalidade da sociedade civil, a certeza do conhecimento e o mérito das ações. Nada deixou escrito. Platão é quem faz sua apologia. Nela o sábio grego, seu contemporâneo, expõe as ideias socráticas em belos e claros diálogos. Sócrates, introduziu em Atenas um novo processo de raciocínio, até então desconhecido, acordou a mocidade em sua consciência, fazendo-a pensar. Seus inimigos, porém, que viam, crescer-lhe a popularidade dia a dia, acusaram-no de subverter a ordem pública e corromper a mocidade. Foi, por isso, condenado à pena máxima. Obrigado a beber cicuta*, em nada se opôs. Aceitou o castigo com a maior calma e serenidade. E assim morreu na Primavera de 399. Sócrates esboça sua doutrina, cuja teoria admite uma vida anterior da alma. Mênon lhe pergunta: - Mas, como podes tu estar à procura de uma coisa que não sabes o que seja? E Sócrates responde: - Aprender, é simplesmente desse modo, recordar. Ensinar será, assim, despertar na alma do ignorante ideias que aí se achavam adormecidas. Ensinar é, pois, saber interrogar com arte. Sócrates está na prisão. Nesse dia deve beber a cicuta*. Sua mulher, Xantipa, rompe-se em prantos. Ele, separando-se dela, manda-a para casa. Observa a seus discípulos, ali presentes, a relação íntima que há entre o prazer e a dor, dois fenômenos que se ligam, se seguem e que chegam até a se confundir. Passa em seguida a dissertar sobre o problema da morte. A morte diz Sócrates, não é um mal, principalmente para o filósofo, porque a filosofia é uma preparação, um aprendizado da morte. Filosofar, amar a verdade e a virtude é desligar-se dos liames que encadeiam a alma ao corpo e voltar-se para a sabedoria. A morte é a separação que permite à alma contemplar a verdade que nós, na condição humana, apenas podemos vislumbrar por entre as trevas dos sentidos. Vida e morte – continua Sócrates – são dois contrários. Se a morte vem da vida, esta só pode provir da morte. É essa a grande lei dos contrários, lei universal a que ninguém escapa. Do sono passamos à vigília e desta ao sono. Assim, se a lei da mudança tem valor universal e permanente, é certo que a morte deve dar origem à vida. Sem essas condições tudo que é vivo acabaria…………………

Devido às suas ideias, foi julgado por 556 juízes. 275 votaram a favor de Sócrates e 281 votaram a favor da pena máxima, tendo falecido em 399.a.C.

*veneno

Fonte:Enciclopédia das Grandes Invenções e Descobertas.

Gravuras:Wikipédia

 

Opções de compartilhamento

Imprimir artigo Imprimir artigo

Envie um artigo você também!

Clique no link abaixo para preencher o formulário e enviar o seu artigo para a seção Você Sabia? do Guia do Lar. Estaremos aguardando a sua colaboração!

Formulário de envio

Busca
Parceiros
FÃs do Facebook
Central do Anunciante
Seu E-mail:
Preenchimento obrigatório.
Sua Senha:
Preenchimento obrigatório.
AdministraÇÃo