Guia do Lar - O seu Guia de Serviços e Produtos para o Lar
ServiÇos
Foto do MÊs

O que a natureza tem de belo

Acessar

Linha Direta

Serviço de atendimento ao usuário Aqui você opina sobre a qualidade dos serviços dos profissionais cadastrados.

Acessar

Pequenas Economias no dia a dia
Guia do Lar - Dicas e Informações - Você e seu Lar - em 13/12/12 por :de Figueiredo

Algumas Dicas para economizar no dia a dia!

           Seja qual for o meio a que pertence, a mulher representa sempre, indiscutivelmente, a viga mestra do lar e da sociedade, porquanto dela nascem os homens do futuro, muitos dos quais talvez destinados à celebridade. A origem familiar não impede o destino do indivíduo, predeterminado pela Providência.

           Não importa que a mulher disponha, simplesmente, de uma pobre casinha para morar; o que realmente importa é a sua personalidade moral. Essa é a característica que deve predominar e nortear sua atuação no seio da família; não só da sua mas de todo o conglomerado da família humana que é a sociedade. Não importa, também, que ela possua um simples vestido de algodão para se apresentar; seus predicados, suas atitudes, quando superiores, são forças magnéticas que atraem a complacência geral e lhe outorgam a mesma consideração atribuída as senhoras da mais alta posição social. A pobreza não constitui motivo de inferiorização e nenhuma mulher deveria esquecer este princípio, válido para todas as criaturas: Deus chama de filho tanto ao imperador como ao lixeiro, à duquesa como à lavadeira, ao milionário como ao mendigo, à “miss” universo como à operária, ao atleta como ao aleijado.

SUA CASA

          Você se casou. Pertence a uma família pobre, realizou seu casamento com um homem das mesmas condições, o qual não pode dar-lhe uma casa confortável, uma vida despreocupada? Talvez sua nova casa, não passe de um simples cômodo e uma cozinha feiosa, mal pintada e mal arejada. Que vai fazer? Pôr-se a chorar desanimada, desiludida? Vai rebelar-se e tentar voltar para a casa de seus pais? Não! Pois não é covarde nem fraca para desertar de seu dever; seu pensamento será este: minha casa não é nenhum palácio, mas saberei transformá-la num cantinho delicioso, onde possamos encontrar paz e alegria. Como é belo e edificante começar do nada, visando e esforçando-se para alcançar o melhor!

SABER PARA PREVER

           A dona de casa que trabalha fora para aumentar a receita mensal, mais do que as que não são obrigadas a tal sacrifício, deve conhecer profundamente o significado e os segrêdos da economia doméstica. É de seu inteiro interêsse saber poupar nas grandes e pequenas coisas, a fim de poder conseguir a independência que lhe permita exonerar-se do emprêgo e dedicar-se à sua verdadeira função dentro do lar. Um espírito previdente deve “saber para prever e prever para prover”. Cada vintém poupado constitui um tijolinho para a concretização dêsse sonho de independência. E tem de levar em conta, outrossim, que a moral é grandemente responsável pelo êxito que visa.

ECONOMIAS PEQUENINAS

         - Comprar sempre a dinheiro, evitando o crédito que propicia os desequilíbrios orçamentários e, ao mesmo tempo, se torna um hábito difícil de perder.

            - Determinar, aproximadamente, o tempo que deve durar a quota de gás e limitar o seu consumo mediante estes cuidados

            - Levar a panela ao fogo sòmente quando está completamente preparada e então acender o gás; nunca fazê-lo com antecedência despropositada.

            - Não aquecer uma chaleira cheia de água quando se necessita apenas de pouca.

            - Conservar as panelas bem tampadas a fim de tornar a cocção mais rápida.

            - Assim que a água, o caldo ou outra coisa comece a ferver, diminuir a chama; a fervura continua sem perigo de alterar-se e evita-se desperdício inútil de gás.

            - Tendo que usar o forno para assar bôlo ou carne, aproveite para, ao mesmo tempo, torrar sobras de pão etc.

            - Cozinhar o feijão em maior quantidade, que chegue para dois ou três dias, bastando depois aquecê-lo.

            - Quando o arroz começar a secar, retira-se do fogo, embrulha-se a panela em jornais dobrados para acabar de secar e conserva o calor por mais tempo.

            - Legumes e batatas, geralmente, podem ser cozidos no caldo de sôpa; não só enriquecerá êste como utilizará apenas um bico de gás.

            - As panelas podem ser colocadas sobrepostas, uma sobre a outra, a fim de que o calor da de baixo mantenha o calor da de cima, evitando acender o gás para novo aquecimento.

            - Após retirar a panela do fogo, apaga-se imediatamente o gás, evitando assim gasto inútil de combustível.

            - Ao tomar banho, esfrega-se primeiro com a esponja o corpo todo apenas molhado, depois abre-se o chuveiro completando a limpeza, evitando desta maneira gasto excessivo de água e de gás, pois é sabido que o chuveiro é o maior consumidor de ambos os elementos.

             - A energia elétrica, igualmente, deve ser controlada. Nunca deixar lâmpadas acesas em compartimentos não ocupados.

             - Rádio e televisão deixam-se ligados só quando se assistem programas que interessam.

             - Enceradeira, aspirador, liquidificador, etc. devem ser usadas com moderação; seu uso não é obrigatório todos os dias.

             - É sempre prudente ter velas em casa, pois são necessárias quando se processam cortes de energia; os tocos residuais devem ser guardados para limpar o ferro de engomar.

             Textos transcritos do livro,

                  BIBLIOTECA do Lar

                  Editado pela Gráfica e Editora EDIGRAF

            São Paulo – SP (sem ano de edição)

            (Transcrição, respeitando a ortografia da época)

               Do GUIA: …….Com toda a certeza, algumas das Dicas de outras épocas, ainda podem ser adotadas nos dias de hoje, basta querer!

 

 

 

         

 

           

 

Opções de compartilhamento

Imprimir artigo Imprimir artigo

Envie um artigo você também!

Clique no link abaixo para preencher o formulário e enviar o seu artigo para a seção Você e seu Lar do Guia do Lar. Estaremos aguardando a sua colaboração!

Formulário de envio

Busca
Parceiros
FÃs do Facebook
Central do Anunciante
Seu E-mail:
Preenchimento obrigatório.
Sua Senha:
Preenchimento obrigatório.
AdministraÇÃo