Guia do Lar - O seu Guia de Serviços e Produtos para o Lar
ServiÇos
Foto do MÊs

O que a natureza tem de belo

Acessar

Linha Direta

Serviço de atendimento ao usuário Aqui você opina sobre a qualidade dos serviços dos profissionais cadastrados.

Acessar

A Invenção do Relógio
Guia do Lar - Dicas e Informações - Você Sabia? - em 11/06/17 por :de Figueiredo

Em 1499 - Leonardo da Vinci nascido em 1452 e faleceu em 1519, foi um dos maiores gênios que a humanidade conheceu, inventa um relógio que mede o tempo em segundos, ao mesmo tempo que marca a hora. Leonardo, artista da escola florentina, alem de ser um dos clássicos mais famosos da pintura, Escultura, Arquitetura, conhecia a fundo a matemática, a Geometria, as leis da mecãnica, etc.

Desde cedo,  aprendeu que o ar tem peso, em consequência, a luz refletida pelos objetos distantes se atenua. Com o estudo da luz, inventa o lampião. Seis máquinas simples já lhe haviam demonstrado as leis da mecânica, a alavanca, a roda e o eixo, a roldana, o plano inclinado, o parafuso e a cunha. Faz daí experimentos com engrenagens. Resulta disto a invenção da ponte giratória, do guindaste. Deixou um caderno com 5.000 páginas, onde se encontram todos os seus desenhos e projetos. É escrito de trás para diante. Encontra-se na Biblioteca de Roma. Êle destruiu o que havia escrito em ritmo normal. Leonardo temia que alguem o lesse. Poderia enredá-lo entre os supersticiosos ou intolerantes e dessa forma atirá-lo a um calabouço ou mesmo à fogueira, por o  haver na conta de doido. É que Leonardo havia avançado 1500 anos da sua geração. Se não fosse esse temor que a todo o instante assaltava o sábio, teria sido êle o inventor do avião, do elicóptero, do submarino, dos aparelhos de escafandro, do tanque blindado de guerra, dos projeteis teleguiados e até dos robôs ou homens mecânicos do nosso século.

Tudo isto êle  havia construido e destruiu pelas razões expostas. Planejou depois cidades, que em pleno século vinte seriam ultramodernas, com largas avenidas, drenadas, terraplanadas, com redes de águas e esgôto. Tais cidades seriam dotadas de uma série de máquinas tão extensa, que nos dariam a impressão  de estar visitando a Exposição Mundial de Nova Iork; máquinas de fiação e tecelagem, fresadoras, de laminação, de fabricar agulhas, etc. é êle tambem quem funda a hidráulica, mede as ondas sonoras, explica os ecos e as vibrações dos sons harmoniosos.

Expõe a teoria ondulatória da luz e do calor. Estabelece a teoria do movimento das ondas. Atribui à atração da lua os movimentos das marés; inventa o termómetro e o barômetro. Leonardo sozinho poderia , na época em que viveu, ter construido um mundo, com quase todos os benefícios e comodidades de que desfrutamos em nossos dias, se todas as ideias e planos fossem postos  em prática.

Leonardo nasceu em Anchiano (aldeia de Vinci), perto de Florença, Itália, em 15-4-1452,(sábado às 22 horas.Faleceu a 2-5-1519, no castelo de Cloux, perto de Ambroise, na França.

 

Fonte: Enciclopédia das grandes Invenções e Descobertas

 

Opções de compartilhamento

Imprimir artigo Imprimir artigo

Envie um artigo você também!

Clique no link abaixo para preencher o formulário e enviar o seu artigo para a seção Você Sabia? do Guia do Lar. Estaremos aguardando a sua colaboração!

Formulário de envio

Busca
Parceiros
FÃs do Facebook
Central do Anunciante
Seu E-mail:
Preenchimento obrigatório.
Sua Senha:
Preenchimento obrigatório.
AdministraÇÃo