Guia do Lar - O seu Guia de Serviços e Produtos para o Lar
ServiÇos
Foto do MÊs

O que a natureza tem de belo

Acessar

Linha Direta

Serviço de atendimento ao usuário Aqui você opina sobre a qualidade dos serviços dos profissionais cadastrados.

Acessar

A arte de lapidar diamantes
Guia do Lar - Dicas e Informações - Você Sabia? - em 06/08/16 por :de Figueiredo

 

 

 

Em 1456 – O holandês Luiz Van Berguen descobre a arte de lapidar diamantes, nas três operações sucessivas.: clivagem, lapidação e polimento. Eis como Ramalho Ortigão em seu livro A Holanda descreve a lapidação dos diamantes: “A lapidação consta de três operações distintas. A primeira operação consiste em cortar a pedra pelo fio, o que quer dizer no sentido de sua cristalização, desbastando-a e tirando-lhe as rugosidades mais salientes. A parte dificílima deste primeiro trabalho é a de determinar precisamente, matematicamente, o ponto exato da base e do vértice da pedra, os quais constituem  os dois polos do eixo em torno da qual se distribuem  as facetas.

A  segunda operação era a lapidação propriamente dita , e consiste em indicar as facetas e dar à pedra a sua forma geral. Neste estado o diamante tem ainda a aparência amarelada e baça de um pequeno cristal de goma arábica.

A terceira operação era o polimento que se realizava empunhando o diadema numa pega solidíssima, não deixando sobressair senão a faceta que tem de ser polida, e aproximando-a em seguida de um pequeno disco de ferro,  que era embebido em pó de diamante e azeite, posto em movimento giratório horizontal por uma máquina de vapor e dando 2.500 voltas por minuto. O aspecto dessas oficinas tinham o que quer que seja algo de misterioso que infundia em quem as visitava a sensação de entrar num mundo inteiramente à parte daquele em que se vivia.

Para que um brilhante se considere lapidado em regra é preciso que, colocado  sobre qualquer dos seus dois vértices, ele se equilibre no próprio pêso, sem descair para nenhum dos lados. Para este fim é indispensável que cada uma das facetas tenha uma dimensão exata, perfeitamente geométrica.

 

Fonte: Enciclopédia das grandes Invenções e Descobertas

 

Opções de compartilhamento

Imprimir artigo Imprimir artigo

Envie um artigo você também!

Clique no link abaixo para preencher o formulário e enviar o seu artigo para a seção Você Sabia? do Guia do Lar. Estaremos aguardando a sua colaboração!

Formulário de envio

Busca
Parceiros
FÃs do Facebook
Central do Anunciante
Seu E-mail:
Preenchimento obrigatório.
Sua Senha:
Preenchimento obrigatório.
AdministraÇÃo