Guia do Lar - O seu Guia de Serviços e Produtos para o Lar
ServiÇos
Foto do MÊs

O que a natureza tem de belo

Acessar

Linha Direta

Serviço de atendimento ao usuário Aqui você opina sobre a qualidade dos serviços dos profissionais cadastrados.

Acessar

Invenção da Tipografia
Guia do Lar - Dicas e Informações - Você Sabia? - em 15/05/16 por :de Figueiredo

 

No ano de 1450 - Johann Gutenberg inventa a arte da tipografia. Nasceu  em Mogúncia, cidade alemã, em 1397 e faleceu no ano de 1468. Pertencia a uma família nobre. Desfruta, desse prestígio nas suas conquistas amorosas. Certo dia penetra na prataria de João Fust, rico comerciante, a fim de comprar joias. Ali conhece sua filha Gretchen, encantadora jovem,  por quem se apaixona. Como suas visitas se tornam frequentes, João Fust lhe declara  que sua filha jamais se casaria comum nobre e sim com um artífice.

Gutenberg jura sê-lo, custasse o que custasse. Certa noite pôe-se a pensar como se fazer artífice. Nesse momento recebe uma carta da linda Gretchen. Lastima-se de suas tristezas, num pergaminho, com letras góticas, entre duas folhas em branco, onde Gutenberg vê, com estranheza, reproduzirem-se, invertidas e com perfeição, os caracteres  de tais letras. Pouco tempo depois Gutenberg se apresenta a Fust, vestido de artífice, com uma caixa de madeira, guarnecida de ferro. Fust deseja expulsá-lo, mas Gutenberg lhe mostra, amigavelmente as folhas, com caracteres duma formosa regularidade  matemática. Quando sabe que as páginas não são escritas e sim impressas por Gutenberg, propõe-lhe negócio pelo segredo. Gutenberg exige, em troca, as mãos de gretchen. Fust recusa a princípio, mas, afinal, consente no casamento com a condição de Gutenberg imprimir, antes, o primeiro livro. Gutenberg imprime a Biblia. Fust exige-lhe o segundo e o terceiro. Mas, no decorrer do tempo, a encantadora Gretchen morre, sem ver realizado seu ideal. Amargurado e desiludido, pois perdera a única glória, que era seu amor, interna-se no convento Franciscano de Magúncia, onde morre e é sepultado.

João Fust já se havia associado com um dos seus genros. Pedro Schoeffer, hábil gravador e fundidor de metais. Por algum tempo Gutenberg trabalhou com esses dois sócios, mas  devido a desentendimento entre eles a justiça determina a separação de ambos. Gutenberg se dirigiu a Strasburgo, onde daria a conhecer seu invento. Mais tarde, João, filho de Pedro Schoeffer desenvolve a imprensa de Magúncia. Devolve a Gutenberg a glória do invento (de que João Fuste tentou apropriar-se), quando em 1505 ofertou um livro ao imperador Maximiliano, com a seguinte dedicatória: "Foi em Magúncia que a admirável arte da tipografia foi inventada pelo engenhoso Johann Gutenberg, em 1450, e posteriormente melhorada e propagada para a posteridade pelos esforços de Fust e Schoeffer".


Fonte:  Enciclopédia das Grandes Invenções e Descobertas

Opções de compartilhamento

Imprimir artigo Imprimir artigo

Envie um artigo você também!

Clique no link abaixo para preencher o formulário e enviar o seu artigo para a seção Você Sabia? do Guia do Lar. Estaremos aguardando a sua colaboração!

Formulário de envio

Busca
Parceiros
FÃs do Facebook
Central do Anunciante
Seu E-mail:
Preenchimento obrigatório.
Sua Senha:
Preenchimento obrigatório.
AdministraÇÃo