Guia do Lar - O seu Guia de Serviços e Produtos para o Lar
ServiÇos
Foto do MÊs

O que a natureza tem de belo

Acessar

Linha Direta

Serviço de atendimento ao usuário Aqui você opina sobre a qualidade dos serviços dos profissionais cadastrados.

Acessar

Cartas para jogar
Guia do Lar - Dicas e Informações - Você Sabia? - em 20/02/16 por :de Figueiredo

Em 1392 são inventadas as cartas para jogar. Carlos VI da França queria encontrar um passatempo para as horas de folga, durante a noite, em seu castelo. Incumbiu seu tesoureiro Charles Poupart de entregar ao pintor Jacquenin Gringoneur certa importãncia em ouro para que ele  desenhasse um jogo de cartas de diversas cores.

Dono de fértil imaginação, Gringoneur organizou todo um baralho representando as diferenças sociais da época. Assim,o naipe de copas (coração) significava a classe sacerdotal; ouros (riqueza) representava os comerciantes burgueses, negociantes de ouro e pedras preciosas; espadas falava da classe militar e paus da grande massa dos campos.

Por outra parte, reis, damas e valetes representavam doze nobres, uns históricos, outros da lenda bíblica. Dentro dos naipes, agrupados as seguintes "famílias":

-OUROS: rei - Júlio César representado com um machado, símbolo das legiões romanas; dama - Raquel, filha de Abraão, que perdeu Jacó para a irmã; valete - Sir Hector (da corte do Rei Artur).

-ESPADAS: rei - David de Israel, vencedor dos filisteus; dama - Palas Atena ou Minerva, filha de Júpiter, a deusa da sabedoria; valete - Hogier, o dinamarquês, famoso heroi nórdico e primo de carlos Magno.

-COPAS: rei - Carlos magno (é o único dos quatro reis que traz nas vestes as tiras do arminho real, como manda a tradição); dama - Judite, heroína da Bíblia que decapitou um guerreiro assírio para provar sua coragem; valete - La Hire, guerreiro francês que lutou contra Joana D'Arc.

-PAUS: rei - Alexandre de Macedônia. É representado com um globo, pois foi ele o único rei que teve o mundo  nas mãos; dama - Isabel da Inglaterra, a rainha virgem; valete - o famoso Sir Lancelote da Távola Redonda, irmão do valete de ouros (Hector).

-CORINGA: é a única figura que representa o jogral dos antigos castelos. (É o remanescente dos primitivos baralhos de 78 cartas, que atualmente tem 52 . Para alem destas, muitos baralhos comerciais incluem  02 coringas. Em certos jogos o coringa vale no lugar de qualquer carta denotando a importãncia que lhe davam visto que o jogral era bem recebido em qualquer parte. 

 

Hoje em dia temos diversos tipos de baralhos com quantidades diferentes de cartas, destacando-se:

Baralho Francês de 56 cartas;

Baralho Lusófono de 52 cartas;

Baralho Ítalo-Espanhol de 42 cartas;

Baralho de Tarot de 78 cartas;

 

Fonte: Enciclopédia das Grandes Invenções

Opções de compartilhamento

Imprimir artigo Imprimir artigo

Envie um artigo você também!

Clique no link abaixo para preencher o formulário e enviar o seu artigo para a seção Você Sabia? do Guia do Lar. Estaremos aguardando a sua colaboração!

Formulário de envio

Busca
Parceiros
FÃs do Facebook
Central do Anunciante
Seu E-mail:
Preenchimento obrigatório.
Sua Senha:
Preenchimento obrigatório.
AdministraÇÃo