Guia do Lar - O seu Guia de Serviços e Produtos para o Lar
ServiÇos
Foto do MÊs

O que a natureza tem de belo

Acessar

Linha Direta

Serviço de atendimento ao usuário Aqui você opina sobre a qualidade dos serviços dos profissionais cadastrados.

Acessar

A 1ª Constituição do Mundo
Guia do Lar - Dicas e Informações - Você Sabia? - em 18/01/15 por :de Figueiredo

No ano de 1215, no dia 15 de junho a Inglaterra dita sua célebre Carta Magna. Passa a vigora em todo o país. È a primeira Constituição do mundo. Representa um exemplo e modelo para a vida dos povos. Firma a base duma democracia. Essa Carta, ditada pelo Rei João, confirmada por Henrique III em 1225...............  (abaixo alguns artigos da Constituição)

        "Henrique, pela graça de Deus rei da Inglaterra, aos bispos, arcebispos, vigários, condes, barões, viscondes, prepostos, oficiais e juizes, atodos os fiéis que leiam a presente Carta, saúda. Que vos seja notório que nós, em presença de Deus, para a salvação de nossa alma e da dos nossos antepassados e sucessores, para exaltação da Santa Igreja e para a reforma do nosso Reino, temos dado e ordenado, de nossa própria e boa vontade, aos arcebispos, bispos, vigários, condes, barões, e a todos do nosso Reino sejam concedidas as liberdades especificadas abaixo, para serem por êles possuidas no nosso Reino da Inglaterra e à perpetuidade.

      __ Temos em primeiro lugar, em nome de Deus e pela presente Carta, concedido e confirmado, por nós e por nossos sucessores à perpetuidade, que a Igreja da Inglaterra seja livre e goze de todos os direitos de liberdade, sem que seja perturbada a sua ação, E temos tambem concedido a todos os homens livres de nosso Reino, por nós e por nossos herdeiros à perpetuidade, todas as liberdades especificadas abaixo para serem possuidas e conservadas por seus sucessores.

     __   Nem nós nem nossos juízes farão jamais apreender terras e rendas de quem quer que seja por dívidas, logo que o devedor tenha móveis suficientes para pagar suas dívidas. Os que tenham feito caução não serão executados, logo que estejam em condições de pagar. Se o devedor principal não paga em virtude de insolvabilidade ou de má vontade, as cauções responderão então pelo pagamento, mas elas poderão ser apreendidas permitindo o gozo das terras e rendas do devedor, antes que este desembolse o que deve ou se libere de outra forma qualquer.

                                                                                                                 

 __   A  cidade de Londres gozará de suas antigas liberdades e livres constumes. Nós queremos que tôdas as outras cidades, burgos, vilas, os barões dos cinco portos e todos os portos gozem de todas as liberdades e de costumes livre........

     __   Um homem livre só poderá ser condenado por  um pequeno delito na proporção desse delito e só o poderá ser por um grande delito na proporção de sua gravidade e sem prejudicar o seu feudo 

     __   Nenhum homem livre será preso, detido ou despojado de sua livre propriedade, de suas liberdades ou livres costumes nem posto fora da lei nem exilado ou molestado de qualquer maneira, e nós não o faremos prender - senão em virtude de um julgamento legal levado a efeito por seus pares  e de acôrdo  com a lei do local. Nós não venderemos, nem recusaremos nem distinguiremos a ninguem com direito de fazer aplicar a Lei.

      __................

Fonte: Enciclopédia das Grandes Invenções e Descobertas

 

 

 

 

Opções de compartilhamento

Imprimir artigo Imprimir artigo

Envie um artigo você também!

Clique no link abaixo para preencher o formulário e enviar o seu artigo para a seção Você Sabia? do Guia do Lar. Estaremos aguardando a sua colaboração!

Formulário de envio

Busca
Parceiros
FÃs do Facebook
Central do Anunciante
Seu E-mail:
Preenchimento obrigatório.
Sua Senha:
Preenchimento obrigatório.
AdministraÇÃo