Guia do Lar - O seu Guia de Serviços e Produtos para o Lar
ServiÇos
Foto do MÊs

O que a natureza tem de belo

Acessar

Linha Direta

Serviço de atendimento ao usuário Aqui você opina sobre a qualidade dos serviços dos profissionais cadastrados.

Acessar

A Invenção do Papel Moeda
Guia do Lar - Dicas e Informações - Você Sabia? - em 25/05/14 por :de Figueiredo

No ano de 967 da era cristã, é inventado o papel moeda propriamente dito. O primeiro vestígio da nota de dinheiro foi encontrado durante o reinado do imperador U-Ti no ano 47 antes de Cristo. A emissão era um meio simples e eficaz de remediar a penúria de prata no tesouro. Foi seu ministro quem lhe propôs  esse sistema, repousando sobre a confiança e permitindo estabelecer o equilíbrio nas finanças do estado.

Essas primeira notas, feitas com pedaços de couro ornadas com pinturas ficaram entre as mãos dos grandes da corte e circularam pouco. Mais tarde tornaram-se uma fonte particular de renda para o tesouro imperial. As pessoas então admitidas em presença do imperador, também chamado o "Sol dos Ceus", tinham que manter diante de si um manto simbólico de um respeito, de temor e de uma luz muito forte; estabeleceu-se depois o costume de substituir a tela simbólica por essa moeda de couro, que se chamava "ti-fi" e se recebia em troca do seu valor nominal, na entrada da sala de audiência e se deixava, a saída, como oferenda à majestade. Um período de grandes perturbações entre 605 a 617 (de nossa era) viu circularem notas feitas de papelão ou pano. Estas foram emitidas para paliar a rarefação ou ausência da moeda metálica. Houve mesmo pedaços de ferro para substituir a moeda cunhada. O papel moeda ressurgiu dois séculos mais tarde, sob o reinado do imperador Hiang-Tsung, na dinastia Tang, que subiu ao trono no ano 807 da nossa era. êsse imperador obrigou as famílias ricas e os negociantes, que chegavam a capital, a depositarem no Tesouro Público seus valores ou parte de suas mercadorias contra recibos, reconhecimentos, etc. que circulavam em seguida sob o nome de "feg-thian" ou "moeda voluntária". O imperador Thai-Tsen, que reinou em 960, continuou esse sistema, que deu lugar entre os anos 967 e 1022 ao verdadeiro papel-moeda, Esse papel de crédito, com curso forçado (muitas vêzes sob pena de ter a cabeça cortada) foi primeiramente chamada "tcgi-tai" ou "cupons" e mais tarde, até nossa época "pao-tchao" ou precioso papel moeda.

 

Fonte: Enciclopédia das Grandes Invenções e Descobertas

 

 

Opções de compartilhamento

Imprimir artigo Imprimir artigo

Envie um artigo você também!

Clique no link abaixo para preencher o formulário e enviar o seu artigo para a seção Você Sabia? do Guia do Lar. Estaremos aguardando a sua colaboração!

Formulário de envio

Busca
Parceiros
FÃs do Facebook
Central do Anunciante
Seu E-mail:
Preenchimento obrigatório.
Sua Senha:
Preenchimento obrigatório.
AdministraÇÃo